Por que as pessoas não acreditam quando dizemos que o uso de bicos leva à confusão de bicos e ao desmame?
Por que não acreditam que o bebê passa a rejeitar as mamadas?
Por que acham que ele não quis mais mamar com 4, 6, 8 meses? Por que insistem em dizer que o filho não quis mais ou desmamou sozinho?
Por isso aqui, olhe a imagem: o que acontece não é visível, é interno, é sutil, é algo que vai mudando a forma de mamar aos poucos (às vezes acontece muito rápido e algumas mães percebem isso).
Na imagem podemos ver o bebê utilizando uma mamadeira, mas você pode trocar, na sua imaginação, por uma chupeta ou um intermediário de silicone. É a mesma coisa.
Você pode pensar num bico de silicone, num bico denominado “ortodôntico”, “anatômico” ou “ergonômico”, tanto faz. O efeito é o mesmo.
Você ainda pode imaginar um bico que a indústria refere que é semelhante à mama, que é anti-cólica, anti-refluxo e anti-gases. É tudo a mesma coisa. Apenas a velha jogada de marketing para vender.
Mesmo aqueles bicos caros, importados e oferecidos pelas celebridades, no fundo, no fundo, promovem as mesmas mudanças que você pode ver na imagem. Não é porque é caro que é bom!
Agora vamos às diferenças básicas: um bebê pode abandonar a amamentação com apenas alguns dias do uso de bicos; outros continuarão mamando por um tempo ainda, e a velha fala “usei e não desmamou, não deu nada, não causou problema algum” passa a chamar a atenção e ao questionar: “o bebê mamou então por quanto tempo?”, muitas vezes as respostas são as esperadas: “largou sozinho com 6 meses, com 9 meses não quis mais, com 1 ano já não se interessava”. É claro que algumas mães vão dizer que o bebê desmamou com 2 anos e isso para mim é um milagre, uma benção, mas isso não quer dizer que é a regra.
Outra fala que me faz pensar é: “dei bicos e não aconteceu nada na arcada, o bebê é normal”, pois um leigo geralmente não consegue identificar alterações orais e quando você faz uma avaliação minuciosa, percebe respiração oral, estreitamento da arcada dentária, falta de vedamento labial, alteração do alinhamento dentário, entre outros. É para se pensar mesmo…
Aqui é possível entender o que acontece: mudança de postura oral, com consequente mudança da forma de sugar, dos movimentos mandibulares, do uso dos músculos, do direcionamento do crescimento e desenvolvimento da face, etc.
Como sempre digo, é uma loteria, mas é importante encarar que a grande maioria dos bebês desmama precocemente (antes de 1 ano), desenvolve hábitos de sucção, tem alterações orais. Só de entender isso já é um ganho, pois quando disserem a você que não há problema nenhum em usar bicos artificiais, você ficará atenta e questionará essa informação!
O resultado do uso é a imagem na parte inferior esquerda: o bebê tenta mamar como faria no bico, e não consegue, tem dificuldades, começa a “brigar”com a mama, chora, se joga para trás, machuca a mãe. Aí começa o processo de um desmame precoce. Fica a dica!
*não sei de quem é a imagem para dar os créditos*
