Pergunta: Meu filho (minha filha) faz meu peito de chupeta. O que faço?
Resposta: Muitas mães me perguntam isso, mas, na realidade, essa sucção que o bebê faz é completamente normal e necessária.
O bebê está no que chamamos de fase oral. Pela sucção ele se alimenta e também sente prazer. Por meio do aleitamento materno ele recebe o alimento e também suga por prazer, o que chamamos de sucção nutritiva e não nutritiva. Todo o bebê faz isso.
Quando o bebê começa a mamar, reparem que ele suga bem rápido, pois o leite não sai imediatamente do peito; leva alguns minutos. Nesse momento o bebê faz sucção não nutritiva (por prazer).
Logo o leite desce, então ele faz a sucção nutritiva. Finalmente, ele adormece e volta a fazer sucção por prazer, que pode durar alguns minutos.
Essa sucção não deve ser interrompida ou limitada, é muito importante para o desenvolvimento emocional do bebê e para que ele não desenvolva outros hábitos orais, como sucção digital (de dedo) ou de chupeta!
Não tire o bebê do peito correndo, mas deixe que ele sugue um pouco, por prazer, o peito. É saudável!
É normal um bebê mamar com bastante frequência, inclusive à noite. O leite materno é de fácil digestão e ele terá fome rápido. Isso não quer dizer que o leite seja fraco, ao contrário, tem tudo que o bebê precisa e é rápido para digerir. Um bebê necessita apenas de leite materno até o sexto mês de vida.
É importante os pais se prepararem para essa fase, que é de doação mesmo, mas logo que iniciar a alimentação complementar a tendência é que as mamadas reduzam um pouco. Além disso, com o desenvolvimento o bebê ficará cada vez mais independente e a vida vai voltando ao normal. É uma fase, mas de extrema importância para a saúde a médio e longo prazo!
Dê muito colo e amamentação ao seu bebê, isso não faz mal!
Dra Cristiane Gomes, IBCLC
