Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

O papel do pai na vida emocional do bebê

12035 Views 0 Comment

O papel do pai no desenvolvimento infantil é extremamente importante. Ele não só dá todas as condições para a relação mãe-bebê, como também limita, protege e permite essa relação.

 

Para o desenvolvimento emocional do bebê, o íntimo contato, cuidado, devoção e atenção às suas necessidades por parte da mãe permite que ele se reconheça com um ser humano individual. É a mãe que, ao segurá-lo adequadamente, permite a identificação entre mãe e filho e a percepção do real; com os cuidados, permite que ele adquira esquema corporal e desenvolvimento motor; e com a apresentação dos objetos permite que ele se relacione com o mundo, brinque, fantasie.

 

O pai, portanto, sustenta a mãe e a relação mãe-bebê, pois inicialmente essa relação é apenas dual, ou seja, o bebê percebe-se como uma unidade com sua mãe; só mais tarde ele terá a percepção de que a mãe é uma unidade externa a ele e passará a reconhecer o terceiro sujeito da relação: o pai.

 

Ele também terá papel no desenvolvimento de seu filho, tanto físico quanto emocional. O pai é um modelo para os relacionamentos futuros da criança, bem como a internalização de valores, ideais e interdições, importantes para a formação de um ser humano.

 

Além disso, se a relação for saudável, as relações de confiança devem surgir e se fixar na criança, como protótipo da confiança nas demais instituições no futuro.

 

Além da confiança nos outros, também dará condições para que a criança confie em si mesma e, posteriormente em outras pessoas, especialmente em seu objeto de amor. O pai é um modelo para os relacionamentos futuros da criança, bem como a internalização de valores, ideais e interdições, importantes para a formação de um ser humano.

 

Vejam só como é importante o papel do pai. Ele não é ajudante da mãe, ele é um dos responsáveis pela formação de um cidadão de bem, ajustado e feliz! Por isso participe, não só com cuidados, mas com presença, com exemplo, com carinho e muito amor! Só assim teremos um mundo melhor!

 

0 Comments

Leave a Comment