Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

  1. PACOTE DA GESTAÇÃO À AMAMENTAÇÃO:

 

A ProLactare – consultoria em amamentação e Fonoaudiologia realiza vários tipos de atendimentos. Hoje falarei um pouco sobre o atendimento: da gestação à amamentação.

Em geral, as mulheres, a partir do momento em que descobrem a gravidez, passam a se preocupar com sua própria saúde e de seu bebê, com o parto e com as questões materiais (berço, roupas, fraldas, etc).

Infelizmente a amamentação fica em segundo plano nesse momento, primeiro porque acreditam que amamentar é natural e que toda a criança mama, e depois porque os profissionais não incentivam que a mulher busque informação e apoio nesse momento, já que o bebê ainda está no útero.

A questão é que, para amamentar, a natureza age, mas também a história da mulher, seu desejo, a interferência de pessoas à sua volta, a presença ou ausência de apoio. Por isso, além de informação de qualidade, o apoio profissional qualificado é de extrema importância.

Para auxiliar a futura mãe, a ProLactare possui um pacote de acompanhamento com:

– 1 atendimento no pré-natal (com esclarecimento de dúvidas sobre amamentação e orientações necessárias para cada caso);
– 1 atendimento na primeira hora após o parto ou ainda no ambiente hospitalar (para auxiliar a mãe na pega, posição, evitando assim fissuras e problemas precoces);
– 1 atendimento após a alta hospitalar, nas primeiras semanas após o nascimento (para evitar e tratar problemas mais tardios e orientar a mulher nas técnicas da amamentação)

Vale a pena investir num momento tão importante e ao mesmo tempo tão complexo. Um profissional consultor internacional em amamentação pode fazer toda a diferença para a mulher.

 

2. PACOTE SUCESSO NA AMAMENTAÇÃO:

A ProLactare – consultoria em amamentação e Fonoaudiologia realiza vários tipos de atendimentos. Hoje falarei um pouco sobre o atendimento: sucesso na amamentação.

Ainda que a lactação seja um processo natural e fisiológico, o ato de amamentar é complexo e sofre várias interferências como: social, cultural, familiar, pessoal, etc.

Por essas interferências, é comum a ocorrência de dificuldades na amamentação, que podem ser precoces ou tardias. Essas dificuldades podem ser relacionadas à mãe ou ao bebê.

Para identificar e eliminar precocemente tais dificuldades, a ProLactare possui esse pacote, que tem como objetivo auxiliar e acompanhar a dupla mãe-bebê após o nascimento, para que a amamentação se estabeleça. Quanto mais apoio profissional qualificado a mulher tiver à disposição, menor o risco de inclusão de fórmulas, bicos artificiais e desmame.

O pacote de acompanhamento da amamentação consiste em:

– 1 atendimento após o parto, na primeira semana de vida do bebê (para prevenir, identificar e promover resolução dos problemas precoces – fissuras, ingurgitamento, disfunções orais no recém-nascido, ensinar a ordenha manual e técnicas para alimentar o bebê)

– 1 atendimento na segunda semana (para auxiliar nas dúvidas, anseios e inseguranças da mãe, bem como identificar e tratar alguns problemas tardios como ingurgitamento, mastite, candidíase, bloqueio de ductos, etc)

– 1 atendimento para acompanhamento das dificuldades individuais da mãe e bebê, a qualquer momento de necessidade.

Em geral, 3 sessões são suficientes para o acompanhamento efetivo da amamentação, para seu estabelecimento e manutenção. Caso haja necessidade de um maior número de sessões, há outros pacotes, sobre os quais falaremos em breve!

Invista na sua amamentação! Esse momento é único e de extrema importância para a mãe e o bebê!

3. PACOTE SOLUCIONANDO A DISFUNÇÃO ORAL

A ProLactare – consultoria em amamentação e Fonoaudiologia realiza vários tipos de atendimentos. Hoje falarei um pouco sobre o atendimento: solucionando a disfunção oral.

Por disfunção oral entendemos alterações de movimentos orais, que podem atrapalhar o estabelecimento e manutenção do aleitamento materno.

Há várias causas para que um bebê apresente disfunções orais: uso de bicos artificiais, necessidade de permanência em UTI neonatal, com uso de sondas e ventilação mecânica, intercorrências clínicas, prematuridade, baixo peso, problemas metabólicos ou neurológicos, anomalias congênitas, entre outras.

Alguns bebês simplesmente nascem com uma disfunção oral, ainda que não tenham nenhum problema de saúde. A disfunção oral pode gerar dor ao amamentar, fissura, piorar o ingurgitamento, resultar em perda ou manutenção de peso, choro excessivo e, finalmente, resultar em desmame ou inserção de bicos ou fórmulas artificiais.

O pacote proposto tem o objetivo de solucionar as causas da disfunção oral e consiste de 3 SESSÕES (inicialmente), de atendimento fonoaudiológico, com uso de:
– técnicas,
– exercícios,
– massagens,
– bandagem elástica
– laserterapia,
de acordo com as necessidades de cada caso.

Além disso, a família será orientada quanto aos exercícios a serem realizados no domicílio e práticas necessárias ou contraindicadas.

Para atender as disfunções orais, procure um fonoaudiólogo especialista em amamentação e motricidade orofacial. Não aceite uso de bicos artificiais, pois eles só pioram a disfunção.

Invista no seu bebê, na amamentação e procure ajuda quando as dificuldades iniciarem.

4. PACOTE PROMOVENDO A AMAMENTAÇÃO EM BEBÊS ESPECIAIS

Eu escolhi a palavra “especial” porque esses bebês necessitam de apoio e auxílio especial e especializado. São bebês que nasceram prematuros, que tem algum risco, com síndromes ou malformações, como fissuras. A amamentação, nesses casos, pode ser difícil e desgastante e muitas mulheres desistem por falta de apoio.

Em algumas situações o aleitamento exclusivo é completamente possível; já em outras pode ser necessária intervenção de outras técnicas, mas sempre com enfoque na manutenção do aleitamento.

O pacote proposto tem o objetivo de auxiliar as mães nas dificuldades específicas de seus bebês, com 5 SESSÕES:
– técnicas,
– exercícios,
– massagens,
– bandagem elástica
– laserterapia,
de acordo com as necessidades de cada caso.

Além disso, a família será orientada quanto aos exercícios a serem realizados no domicílio e práticas necessárias ou contraindicadas.

5. PACOTE LASERTERAPIA E TERAPIA FOTODINÂMICA (PDT)

O LASER terapêutico de baixa potência é uma energia eletromagnética que faz fotoativação celular e gera efeitos biológicos, como: redução de edema, favorecimento da cicatrização, ação antibactericida, ação analgésica, ação antimicrobiana (PDT – terapia fotodinâmica)

O pacote proposto tem o objetivo de auxiliar as mães e os bebês nas dificuldades de amamentação com 3 SESSÕES de laserterapia:
– de acordo com a necessidade
– juntamente com as técnicas de manejo clínico da amamentação e intervenção fonoaudiológica
– tratamentos para: fissuras, ingurgitamento, mastite, candidíase, abscesso, disfunções orais do bebê, etc.
– técnica do ILIB modificada, para ação global do organismo e eliminação de radicais livres

A técnica é indolor e é associada a outras técnicas para melhores resultados.

 

6. PACOTE AUXÍLIO À INTRODUÇÃO ALIMENTAR

A alimentação complementar é tão importante quanto a amamentação. O bebê precisa estar pronto para iniciá-lo e os pais preparados para oferecer o melhor a seus filhos.

O pacote proposto tem o objetivo de auxiliar os pais na decisão da melhor forma de introdução alimentar (tradicional, BLW,
participativa) com 3 SESSÕES (inicialmente), de atendimento fonoaudiológico, com uso de:
– orientações
– técnicas,
– esclarecimento de dúvidas
de acordo com as necessidades de cada caso.

Lembre-se: a partir dos 6 meses a alimentação complementar deve ser iniciada, mas a amamentação é muito importante para a criança até os 2 anos ou mais.

 

7. PACOTE COMO CONDUZIR O DESMAME

O desmame é tão importante quanto a amamentação e uma boa experiência de aleitamento é a base para um bom desmame. O desmame é um processo, não um evento, e deve ser conduzido com paciência, carinho e conhecimento do momento correto para o bebê, a partir da decisão materna.

O pacote proposto tem o objetivo de orientar o pais na condução do desmame com 3 SESSÕES (inicialmente), de atendimento:
– técnicas,
– orientações
– esclarecimento de dúvidas
– utensílios
– cuidados

de acordo com as necessidades de cada caso.

 

8. TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM MOTRICIDADE OROFACIAL

A Motricidade Orofacial é uma especialidade da Fonoaudiologia que atua na prevenção, habilitação e reabilitação das funções orais de respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e expressão facial.

Por meio de exercícios, manobras, massagens, eletroestimulação, uso de bandagem elástica e laserterapia, o objetivo é aprimorar músculos e funções para melhorar a saúde e qualidade de vida.

Os atendimentos realizados são nas seguintes áreas:

– retirada de hábitos orais
– reabilitação de problemas de mastigação e desordem temporomandibular
– atendimento pós cirurgia ortognática
– intervenção na paralisia facial
– reabilitação das dificuldades de deglutição em crianças e adultos
– tratamento de crianças que respiram pela boca
– atuação no ronco e apneia do sono
– intervenção em problemas de fala decorrentes de problemas ósseos e musculares

 

9. PACOTE AUXÍLIO AO  GANHO DE PESO DO BEBÊ

A maior preocupação dos pais acontece quando o bebê não ganha peso, perde ou tem dificuldades para ganhar o necessário. O bebê deve ganhar peso após a primeira semana de vida e se manter na curva de crescimento de nascimento, para crescer e se desenvolver normalmente.

O bebê pode perder peso por algumas situações: doenças do bebê, problemas na amamentação, uso de bicos artificiais, limitação das mamadas ou horários rígidos, frênulo de língua curto que dificulta a extração de leite, problemas de saúde da mãe, por isso o pacote de auxílio ao ganho de peso visa orientar a mulher com técnicas adequadas, que resultarão em maior ganho de peso do bebê e mautenção do aleitamento materno exclusivo.

O pacote consiste em 3 sessões:

  • 1 sessão de anamnese, avaliação e diagnóstico da situação de amamentação e das possíveis causas da perda de peso; orientação e realização de técnicas especializadas;
  • 1 sessão de acompanhamento para verificar o ganho de peso, esclarecimento de dúvidas e novas orientações que se fizerem necessárias;
  • 1 sessão de finalização, com o estabelecimento do ganho de peso e amamentação, com orientações finais.

Durante o período as dúvidas poderão ser esclarecidas também por whatsapp ou telefone, para promover a segurança materna e a correção das técnicas de amamentação.

 

10. ATENDIMENTO À DISTÂNCIA

Na Fonoaudiologia existe a Resolução CFFa nº 427, de 1º de março de 2013, que dispõe sobre a regulamentação da Telessaúde em Fonoaudiologia.

A Telessaúde é uma forma de prestação de serviço de saúde à distância, que utiliza tecnologia de informação e comunicação e pode ser utilizado em algumas situações, dentre elas:

– Teleconsulta – para consulta entre paciente e fonoaudiólogo, ambos à distância. Esta modalidade engloba ações fonoaudiológicas de orientação, esclarecimento de dúvidas e condutas preventivas;
– Teleconsultoria – comunicação registrada e realizada entre profissionais, por exemplo, no caso de uma supervisão.

A ProLactare oferece as duas formas de atendimento à distância, via skype, zoom ou messenger (vídeo), para orientação de:
– gestantes
– mães
– outros profissionais, na forma de supervisão.

Muitas mãe e profissionais tem lançado mão deste tipo de atendimento para esclarecer dúvidas e resolver problemas na amamentação. Caso seja necessário atendimento presencial, também pode ser realizada uma consulta com um profissional e a mãe em um local e outro profissional à distância.

 

11. COMO FUNCIONA A CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO:

A consultoria em amamentação pode ser realizada no consultório, no hospital ou no domicílio, de acordo com as necessidades da mulher. É só realizar o agendamento previamente, informando o local em que a mãe deseja ser atendida.

É importante sempre agendar um horário anterior à mamada, para que a consultora tenha tempo de realizar:
– anamnese com a mãe,
– avaliação da mama,
– avaliação dos reflexos orais/sucção/padrões orais do bebê,
– avaliação e correção da mamada

Essa avaliação é importante para o diagnóstico de problemas na mãe e no bebê e já iniciar a intervenção.

Associando consultoria em amamentação com Fonoaudiologia, é possível realizar um atendimento global e proceder à resolução das dificuldades, inclusive relativas à disfunção oral do bebê.

A duração do atendimento é variável de acordo com as dificuldades apresentadas, mas em média é de 2 horas. Após o diagnóstico, a consultora procederá às técnicas, manobras e exercícios mais adequados a cada caso, com esclarecimento de dúvidas e orientações sobre:
– pega
– posição
– técnica
– ordenha da mama
– técnica do copo ou outra técnica que seja necessária
– uso de técnicas com o bebê (massagens, bandagem elástica, manobras, laserterapia, de acordo com a necessidade)
– orientação para a mãe realizar as técnicas em si ou no bebê, a fim de resolver os problemas apresentados

Após a consulta, será possível esclarecer dúvidas por whatsapp ou skype e, caso seja necessário realizar nova consulta, a mãe poderá agendá-la diretamente, pois determinados problemas requerem acompanhamento de algumas sessões, por isso temos pacotes para todas as necessidades.