Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Tipos de bebês. Identifique o seu!!!

8626 Views 0 Comment

Os bebês já tem personalidade própria desde muito cedo e as mães devem reconhecer esta personalidade para saber como lidar com o seu filho e evitar stress desnecessário ou pensamentos negativos quanto à sua produção de leite ou sobre o fato do bebê “rejeitar” seu seio.

Há 5 tipos diferentes de comportamentos de bebês:
1) barracudas,
2) excitados inefetivos,
3) procrastinadores,
4) gulosos
5) tranquilos.
O tipo barracudas mostra grande interesse na sucção e, assim, que colocado no peito, suga vigorosamente.
Os excitados inefetivos são bebês muito excitados e hiperativos que não conseguem, no início, estabelecer um ritmo constante para a sucção.
Já os bebês tipo procrastinadores adiam a sucção por até 4- 5 dias após o parto e geralmente esperam a apojadura (descida do leite). Ao contrário dos barracudas, não mostram interesse particular nem habilidade na sucção nos primeiros dias.
Os bebês gulosos insistem em degustar, saboreando um pouco de leite antes de mamar, cheirando e aproveitando o contato com o peito, tudo em ritmo lento.
O comportamento dos bebês deve ser considerado na avaliação da mamada, pois pode interferir no seu desempenho.
Orientações específicas devem ser oferecidas para que cada mãe compreenda a singularidade de seu filho, facilitando o processo.
Exemplificando, bebês mais agitados, como os excitados inefetivos, precisam ser acolhidos e acalmados antes de serem colocados ao peito.
SANCHES, M. T. S. Manejo clínico das disfunções orais na amamentação. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 5(supl), 2006.

0 Comments

Leave a Comment