Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Que cosméticos eu posso utilizar no período da amamentação?

170 Views 0 Comment

 Depois dos primeiros meses do nascimento dos bebês, quando permaneceram totalmente dedicadas a eles e muitas vezes até se esqueceram de cuidar de si mesmas, as mulheres voltam a se preocupar com sua aparência e a desejar cuidar dos cabelos, da pele, voltar aos exercícios físicos e a desejar perder os quilinhos a mais ganhos na gestação.

 

Esse é um processo normal, especialmente quando seus bebês já não exigem dedicação total e já tem alguma independência ou já aceitam ficar aos cuidados de outras pessoas. Nesse momento começam a surgir dúvidas sobre quais cosméticos são permitidos durante a lactação.

 

Para esclarecer algumas dúvidas, vamos começar pelas substâncias proibidas durante a amamentação:

Formol – presentes em alisantes, podem trazer risco de intoxicação

Chumbo – presentes em algumas tinturas para cabelo, não devem ser utilizadas

 

Não utilize medicamentos para emagrecer enquanto estiver amamentando. A grande maioria é de uso proibido ou criterioso, com o esclarecimento de que as substãncias podem ser encontradas no leite materno e afetar o bebê de várias formas, desde a redução de seu apetite até efeitos mais graves ainda não bem estabelecidos. Portanto, é melhor cuidar da alimentação e realizar atividades físicas durante a lactação.

 

Algumas substâncias devem ter uso criterioso durante a amamentação

Amônia – presente em algumas tinturas de cabelo, não devem ser utilizados porque não há estudos sobre a segurança de seu uso durante a lactação

Hidroquinona – geralmente presente em cremes para manchas na pele, não deve ser utilizado por tempo prolongado

Piercings – nos mamilos deve ter uso criterioso, pois pode haver risco de dano aos ductos mamários, o que pode levar à obstrução

Tatuagens – na aréola e mamilo deve ter uso criterioso, pois há risco de dermatite local e obstrução de ductos. Realizar com profissional capacitado e verificar procedência da tinta e higienização dos materiais.

Botox – deve ter uso criterioso para não atingir a circulação sistêmica e ser liberado no leite materno. Deve ser aplicado apenas o músculo, por isso é imprescindível que seja administrado por profissional qualificado.

 

E as substâncias liberadas durante a lactação são:

– Tinturas de cabelo sem chumbo e amônia

– Implantes de silicone

 

É importante a mulher volta à sua vida aos poucos, voltar a cuidar de si e de seu corpo, mas deve sempre ficar atenta para as substâncias que podem trazer algum risco especialmente ao bebê, por meio do leite materno. É melhor encontrar outras opções que estão no mercado e se informar antes de utilizar um produto.

0 Comments

Leave a Comment