Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Perguntas e respostas sobre amamentação: sonolência durante a mamada

815 Views 0 Comment

Resposta: Os recém-nascidos geralmente são preguiçosos, dormem a maior parte do tempo. Isso é normal! O problema é na hora de mamar! Geralmente o excesso de roupas e aquece muito o bebê, por isso eles dormem mais e tem dificuldades para permanecer em estado de alerta para mamar

Para ajudar, na hora das mamadas a mãe pode fechar as portas e janelas do quarto e tirar um pouco a roupinha do bebê, trocar a fralda e acordá-lo um pouco mais.

Após colocá-lo no peito, ele vai começar a sugar e muitas vezes adormecer logo em seguida. A mãe pode mexer nos pezinhos, nas bochechas, mãozinhas e barriguinha para que ele volte a sugar, pois nos primeiros dias seria interessante que o bebê sugasse um pouco mais de tempo, pois está aprendendo a sugar e assim também estimula a produção e a descida de leite. Quando ele estiver maior e mais esperto, sugará com mais força e mais rapidamente, então dormirá. Esses segredinhos são para as primeiras semanas!

É importante que os pais sejam delicados e pacientes nessa fase, pois e o bebê entrar em stress, muitos deles fogem de estímulos aversivos dormindo, já que ficar em alerta significa sofrer. Não se deve empurrar a cabeça do bebê para a mama ou tentar obrigá-lo a pegar se ele não estiver procurando. Isso só piora a situação.

A dica para bebês dorminhocos é, após tirar um pouco de roupa e trocar a fralda, desencadear os reflexos orais, primeiro o de procura, tocando o mamilo em seus lábios e após a pega, estimular que sugue, mas sem apertá-lo, apenas tocar em suas bochechas ou no papinho (abaixo do queixo).

Alguns bebês mamam mais rápido que outros, por isso muita atenção ao seu bebê. Não compare com outros e não tente fazer com que mame mais tempo do que necessita. Qualquer dúvida sobre a amamentação (técnica, pega e posição), procurar uma consultora!

Dra. Cristiane Gomes, IBCLC

0 Comments

Leave a Comment