Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Perguntas e respostas sobre amamentação: meu bebê suga o dedo!

1412 Views 0 Comment

Pergunta: Meu filho (minha filha) começou a sugar o dedo. O que faço?

 

Resposta: O bebê suga o dedo desde o útero materno, isso é completamente normal e fisiológico. Algumas mães tem ultrassons com os bebês e seus dedos na boca. Essa é uma forma do feto treinar a sucção, cujo reflexo inicia ainda na barriga da mãe, para que, ao nascer, esteja pronto para mamar no peito.

O reflexo de sucção, então, vai funcionar do nascimento até aproximadamente 6 meses, época da indicação do aleitamento exclusivo… natureza perfeita, não é mesmo?

Pois é, quando o bebê começa a alimentação complementar, ou seja, quando começa as frutas, papas, o reflexo é inibido para que aprenda a mastigar.

O aleitamento deve continuar até 2 anos ou mais, de acordo com o Ministério da Saúde, mas aí a sucção já é voluntária, isto é, a criança já controla o que quer sugar e já consegue aprender a mastigar e retirar o alimento da colher.

Desse modo, até 6 meses, como a sucção é reflexa, ou seja, o bebê não controla, ele suga o dedo sem saber que é o dedo e sem controle. O dedo encosta nos lábios e ele suga por reflexo. Isso não tem problema e geralmente acontece quando o bebê está com fome ou com sono.

Isso é normal e não deve chamar atenção ou preocupar a mãe e não é recomendado oferecer chupeta para o bebê não pegar o dedo. Após 6 meses, aí sim, o bebê só coloca o dedo na boca por vontade própria! Se ele colocar o dedo na boca é porque quer, porque está com alguma necessidade não satisfeita de sucção, alguma ansiedade, alguma alteração emocional!

Aí a mãe deve se preocupar e procurar ajuda! Ainda assim, não há recomendação de trocar o dedo pela chupeta, pois o dedo é mais fisiológico que a chupeta (lembra do útero?).

Seria interessante compreender porque a criança está ansiosa, porque está com necessidade de sucção a essa altura, especialmente se foi amamentada.

Um bom pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo ou odontopediatra podem investigar o caso. Enquanto essa necessidade de sucção ou problema de ansiedade não for resolvido não adianta trocar dedo por chupeta. Os hábitos vão mudar, mas a causa não vai se resolver!!!

Sucção digital, a princípio, não é um problema. Mantenha amamentação exclusiva em livre demanda! Os estudos sugerem que há 7 vezes menos chance de um bebê em livre demanda desenvolver um hábito de sugar o dedo!

Dra. Cristiane Gomes, IBCLC

0 Comments

Leave a Comment