Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Perguntas e respostas sobre amamentação: choro excessivo e uso de chupeta

1049 Views 0 Comment

Pergunta: Meu filho (minha filha) chora muito. Posso dar chupeta?

 

Resposta: Não existe real indicação para uso de chupeta. Há estudos que revelam que a sucção acalma, mas não necessariamente a chupeta.

Os bicos artificiais causam mais problemas do que soluções. Além de causarem malformações na arcada dentária, alterações musculares e faciais e dependência emocional nas crianças, a chupeta é um objeto extremamente contaminado e transmissor de doenças.

Se a criança chora, é porque está comunicando alguma necessidade. Sua comunicação ainda não é oral ou compreensível totalmente pelos adultos, mas realmente não há choro de birra, como algumas pessoas tentam indicar.

O bebê não sabe o que é birra ou manha, ele chora porque tem necessidades que precisam ser satisfeitas, e pais atenciosos e amorosos precisam atender imediatamente o choro de seus filhos!

Se a mãe (ou pai, ou avó…) simplesmente colocam uma chupeta na boca de um bebê que está chorando, muitas vezes não conseguem identificar a necessidade de seu bebê, que pode até parar de chorar, mas não teve a resolução de seu problema; simplesmente se acalmam com a sucção.

Claro que não é fácil criar um bebê sem bicos artificiais, pois a cada choro será necessário dar atenção e tentar suprir a necessidade, mas não é bom que os pais obriguem o bebê a sugar a chupeta, mesmo quando jogam ou continuam chorando. Além de não dar a atenção devida, o bebê pode se irritar ainda mais por não se sentir acolhido. Dê colo, verifique fraldas, comece a prestar atenção nas diferenças do choro de fome, dor, sono, gases e até mesmo no choro de necessidade de contato… Amamentação em livre demanda, colo, carinho e muita paciência são os melhores ingredientes para acalmar um bebê!

Dra. Cristiane Gomes, IBCLC

 

0 Comments

Leave a Comment