Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

O que é melhor: chupeta ou dedo?

21596 Views 0 Comment

É comum as mulheres relatarem, com assombro e preocupação, que seus bebês sugam o dedo ainda no útero, o que pode ser observado no ultrassom. Digo com assombro e preocupação, porque acreditam que seus filhos já estão acostumados a sugar o dedo e por isso precisarão adquirir uma chupeta para impedir que eles mantenham tal hábito ao nascer.  Esta preocupação também afeta as orientações de profissionais, que indicam o uso da chupeta, por afirmarem categoricamente que é melhor a chupeta do que o dedo, já que a chupeta é mais fácil de retirar do que o dedo, que faz parte do esquema corporal da criança. Mas será que isso é real, científico, verdadeiro?

 

Para responder a esta questão, é importante conhecermos o surgimento dos reflexos orais intraútero.

 

Com aproximadamente 11 semanas de gestação, o feto inicia seus movimentos de deglutição. Ele engole o líquido amniótico e durante toda a gestação auxiliará o organismo no equilíbrio da quantidade de tal líquido no útero. Entre 18-24 semanas, inicia o reflexo de sucção. Isso mesmo, ainda no útero o feto começa a sugar de forma reflexa e adivinhem o que ele suga? O seu próprio dedo ou o cordão umbilical!

 

A sucção é um reflexo esperado para esta idade gestacional e o feto fará um treinamento até o nascimento, quando estará pronto para mamar o seio materno. Juntamente com este reflexo, com aproximadamente 32-33 semanas de gestação, terá início a coordenação entre sucção, deglutição e respiração, para que o bebê tenha condições de se alimentar com segurança e eficiência.

 

Na verdade, todos os fetos sugam o dedo no útero e sugam muito, aprimorando os reflexos para o nascimento. Por isso é completamente normal e esperado, é fisiológico e benéfico. Não há porque se preocupar, não é um hábito oral, não é um vício e não tem potencial de trazer prejuízos a ele, pois são reflexos, ou seja, são ações automáticas importantes para a sobrevivência.

 

Apenas por volta de 6 meses o reflexo de sucção é inibido como reflexo e passa a ser voluntário. Isso significa que até os 6 meses após o nascimento, sempre que o bebê tiver fome e algo se aproximar de seus lábios, ele automaticamente ativará o reflexo de procura para pegá-lo e o de sucção para suga-lo, seja o dedo, a mama, um objeto (inclusive a chupeta, mas nesse caso, o objeto não se adapta à boca do bebê como a mama e é mais rígido que o próprio dedo, o que pode gerar alterações no padrão de sucção do bebê na amamentação).

 

É importante destacar que o bebê não sabe ainda que é seu dedo que está sugando, está apenas sanando uma necessidade reflexa, neural, automática. Apenas após 6 meses ele terá autonomia para colocar seu dedo na boca e sugar por vontade própria.

 

Dessa forma, não há nenhuma indicação ou evidência de que haja necessidade de incluir uma chupeta ou qualquer bico artificial no sentido de evitar que ele sugue o dedo. A amamentação exclusiva é a maior prevenção do desenvolvimento do hábito oral de sucção digital, pois há 7 vezes menos risco de um bebê amamentado em livre demanda necessitar de outro tipo de sucção ou ter hábito oral.

 

Após os 6 meses, momento da inserção da alimentação complementar, o bebê iniciará o aprendizado da mastigação, mas deve continuar a ser amamentado até 2 anos ou mais. Aos 6 meses também, há o início da erupção dentária, por isso é importante os pais diferenciarem a sucção do dedo com a colocação da mão na boca para aliviar o desconforto. São coisas totalmente diferentes.

 

Então em resposta à pergunta inicial, não, não é melhor oferecer a chupeta ao deixar o bebê sugar o dedo! O melhor sempre é amamentar em livre demanda, permitir que o bebê sugue para se alimentar (sucção nutritiva) e para saciar sua necessidade de sucção (sucção não nutritiva) no seio materno. Ao incluir um bico artificial, existe risco de desmame precoce ou redução da duração da amamentação, o que gera risco de maior uso de bicos artificiais.

 

Mas é mais fácil mesmo retirar a chupeta do que o dedo? Novamente a resposta é não! A chupeta parece ser mais fácil de retirar, especialmente pelas orientações profissionais que indicam que é só retirar da criança e tudo ficará bem. As mães sabem que isso não é verdadeiro.  Os bebês choram, se irritam e, se a mãe não ceder, passam para outro hábito oral, como sugar o dedo, sugar a língua, sugar o lábio. Ao crescerem, podem apresentar bruxismo, roer as unhas, morder objetos. Hábitos orais difíceis de serem removidos.

 

Como existe uma necessidade neural de sucção (geralmente não satisfeita), o bebê não se acostuma com a falta da chupeta; ele desenvolve outros hábitos para sanar sua necessidade, por isso é um grande engano dizer que a chupeta é fácil de retirar.

 

Além disso, as alterações ortodônticas resultantes do uso de chupeta são piores do que as resultantes do uso de sucção digital, no caso de realmente se tornar um hábito oral. Isso quer dizer que ambos podem se tornar hábito se as necessidades não forem satisfeitas, porém a chupeta é sempre pior! Interessante, não? Então por que será que nos dizem que a chupeta é melhor? Pense em quantos objetos desse são vendidos e quanto lucro geram às indústrias. Claro que vão te falar que são melhores, mas isso é uma mentira!

 

Se seu bebê é maior de 6 meses e suga o dedo (além de momentos de fome ou sono, que é esperado ainda) muitas vezes ao dia, cuidado para não incentivá-lo ainda mais a esse hábito. Muitos pais tiram o dedo da boca, dizem “não”, colocam luvas, etc, e isso só reafirma o hábito, pois a criança sempre desejará chamar atenção colocando o dedo na boca. Para evitar que tal hábito se instale, mantenha amamentação em livre demanda, inicie brincadeiras e atividades em que a criança precise utilizar as mãos, tente compreender o que a angustia para que use o dedo para se acalmar (ausência da mãe, alguma mudança brusca de rotina). No caso de não conseguir evitar o hábito, procure um profissional para a retirada, antes que haja prejuízos na musculatura oral, nos ossos e alinhamento dentário.

0 Comments

Leave a Comment