Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Será mesmo que leite artificial é igual leite materno?

3480 Views 2 Comments

Existem muitas crenças, ainda nos dias atuais, de que o leite artificial, especialmente de lata (fórmulas infantis) é igual ao leite materno ou tão bom quanto ele. Na verdade, eu preciso informar que todos os leites de lata são de vaca ou soja, pois muitas mulheres acreditam que esse leite seja materno. Leite materno é doado para o Banco de Leite Humano e, após um processo rígido e cuidadoso, é também doado especialmente a bebês prematuros ou de risco que estão internados em hospitais, mediante prescrição médica.

 

 

De posse da informação de que os leites artificiais são leites animais ou vegetais modificados, é importante frisar que nenhum deles, por mais “forte” que seja ou pareça, não apresenta a mesma composição do leite materno, que é espécie-específico, ou seja, é feito para os bebês e, além disso, cada mãe produz um leite específico para o seu filho, que é diferente em cada etapa da lactação, muda em um mesmo dia e de acordo com as necessidades imunológicas ou nutricionais.

 

Qualquer leite produzido por uma indústria é um leite já existente e modificado. Existem tentativas de retirar substâncias que podem ser prejudiciais e incluir outras que possam favorecer o crescimento e desenvolvimento de lactentes, no entanto é importante destacar que as substâncias vivas existentes no leite humano, como as imunoglobulinas (anticorpos que combatem doenças) não podem ser produzidas ou acrescentadas nesses leites.

 

Os probióticos (microorganismos benéficos que favorecem a digestão e previnem diarreias, problemas alérgicos e outras doenças) e prebióticos (oligossacarídeos e fibras, que favorecem a digestão, o sistema imunológico e reduzem a constipação) contidos no leite materno também são específicos para o lactente humano. Apesar da indústria acrescentar essas substâncias no leite artificial, ainda não se sabe quais os efeitos na saúde do bebê e alguns estudos questionam a eficácia na prevenção e tratamento de diarreia e alergias.

 

Existem comparações entre o leite artificial e o materno que mostram que, ainda que o leite artificial tenha maior quantidade de algumas substâncias, elas não são adequadas ao bebê humano por serem de difícil digestão e terem a capacidade de provocar alergias, por isso o leite materno é o padrão ouro de nutrição, proteção imunológica e na prevenção de problemas intestinais e alergias. O quadro abaixo ilustra melhor algumas dessas diferenças:

 

12e08-tabela

 

Desta forma, mais um mito é desconstruído: a de que o leite artificial é igual ou semelhante ao leite materno. O leite materno é sempre o melhor alimento e não há nada superior em qualidade e especificidade. Por isso amamente seu bebê e, se tiver dificuldades procure ajuda, mas não desista!

2 Comments
  • michelaine Albuquerque. junho 8, 2017, 2:45 am Responder

    Olá …. com faço pra ter uma consulta ?

    • Drª Cristiane Gomes junho 8, 2017, 11:48 am

      Olá, Michelaine, pode ligar no meu celular (43) 99172-3011 ou no consultório (43) 3028-3797

Leave a Comment