Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Cuidados com o mamilo plano para a amamentação

2314 Views 0 Comment

Ainda que a maior dúvida das mulheres que estão grávidas seja sobre as possibilidades de amamentação na presença de mamilo invertido, o mamilo plano também causa muitas dúvidas.

 

As orientações na gestação para este tipo de mamilo são de que manobras para aumentar e fortalecer os mamilos durante a gravidez, esticá-los, esfregá-los com buchas ou toalhas, utilizar produtos não são mais indicados, pois os estudos revelaram que, além de não trazer benefícios para a amamentação, tais práticas podem aumentar as chances de ocorrência de fissuras e lesões mamárias. Além disso, o uso de conchas e sutiã com orifício não é eficaz para o alongamento do mamilo. No caso da concha, ainda existe o risco de proliferação de fungos.

 

Como o mamilo geralmente ganha elasticidade naturalmente durante a gestação e pode haver maior projeção, não há necessidade de se realizar nenhuma intervenção. Após o nascimento, algumas práticas podem ser necessárias, como veremos a seguir:

 

– uso de sutiã adequado para a sustentação das mamas;

– promover a confiança da mulher de sua capacidade de amamentar e nutrir seu filho

– quanto mais a mulher amamentar, mais fácil a sucção vai se tornando

– auxiliar a mulher na posição e pega

– manter a aréola macia, muitas vezes por meio de massagem e ordenha

– ensinar à mulher diferentes posições para amamentar, para que ela utilize as que achar melhor

– até que o bebê tenha pega efetiva, a mãe pode ordenhar seu leite e oferecê-lo por copo ou translactação na outra mama (caso tenha mamilo protruso). Dessa forma mantém a produção de leite até que o bebê consiga a pega adequada

 

É importante a mulher contar com rede de apoio, tanto profissional quanto familiar, para que tenha tranquilidade ao tentar amamentar, ordenhar seu leite e oferecê-lo, além de palavras de incentivo e auxílio prático sempre que necessário. Dessa forma, é completamente possível amamentar com mamilo plano.

0 Comments

Leave a Comment