Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Como sobreviver aos picos de crescimento…

15796 Views 0 Comment

Os chamados picos, saltos ou surtos de crescimento (growth spurt), são períodos de preocupação materna e dos familiares. Eles ocorrem porque o bebê cresceu e, de repente, necessita de mais leite do que é produzido. Como a produção é controlada pelo próprio bebê, pelo volume que mama, nos picos ele passa a exigir maiores períodos de amamentação, com pouco ou nenhum intervalo.

 

As mães se desesperam porque muitas vezes desconhecem essas etapas, que são normais no desenvolvimento do bebê, mas podem ser extremamente cansativas. Ao se preparar, a família pode conseguir passar pelos dias (ou semanas) de pico sem stress e com apoio mútuo. A frase “vai passar”se aplica aqui também!

 

Como nessa fase o bebê chora com maior frequência, pode ficar irritado e precisar mamar mais, muitas mães acreditam que seu leite diminuiu, está acabando ou está fraco. Como podemos perceber, a maioria das etapas normais dos bebês são permeadas por pensamentos como esses, no entanto, mais uma vez não se aplicam. Enquanto estiver no pico, quanto mais o bebê mamar, menores intervalos fizer e quanto mais esgotar as mamas, mais leite será produzido.

 

É importante sempre lembrar que o leite é produzido durante a mamada. Se as mamas não ficam mais cheias e doloridas, isso não é sinal de redução da produção, mas de adaptação à necessidade do bebê. Quanto mais esvaziadas, mais produção será ordenada pelo cérebro. Mais uma vez, a natureza é perfeita, mas nós sempre achamos que não. Sempre há profissionais, amigos, familiares que indicam complemento para o bebê não passar fome. Na verdade, ele mama mais frequentemente para isso. Ao inserir um leite artificial, ele sugará menos e, consequentemente, menos leite será produzido. O famoso e triste ciclo vicioso que leva ao desmame…desnecessariamente…

 

Geralmente os picos de crescimento vem acompanhados de regressões do padrão de sono. Isso também é normal e acontecerá durante o primeiro ano, podendo chegar até o segundo ano de vida, além dos saltos cognitivos, que são importantes para o desenvolvimento da linguagem. Nesses períodos eles adquirem novas capacidades rapidamente, como engatinhar, aumentar o vocabulário, melhorar a compreensão, por isso, prepare-se, entenda o que está acontecendo, permita maior contato e amamentação e aguarde passar… vai passar… graças a Deus!

 

Para não ter surpresas e compreender as mudanças de comportamento do seu bebê, saiba os períodos mais comuns de pico: 4 meses, 9 meses, 13 meses, 18 meses e 24 meses. Entre esses picos mais comuns, podem ocorrer outros de menor duração, quase mensalmente!

 

Algumas dicas para sobreviver aos picos de crescimento o seu bebê:

  • informe-se sobre os picos de crescimento, regressões do padrão de sono e saltos cognitivos
  • quando houver mudanças bruscas de comportamento sem mudanças na rotina, desconfie que é um salto
  • se julgar necessário, baixe o aplicativo Wonder Wiks. Está em inglês, mas tem informações sobre o desenvolvimento e os picos de crescimento
  • quando seu bebê estiver nessa fase, tenha sempre alimentos e bebidas ao alcance das mãos. Ele pode exigir muito de você
  • tente relaxar como for possível enquanto estiver com o bebê ligado na mama: ouvir música, assistir TV, amamentar em posição confortável (laid back position), deitada, fazer cama compartilhada ou deixá-lo bem próximo da cama
  • peça ajuda: do pai, dos avós, dos amigos, de redes de apoio de mães para ajudá-la na casa, para segurar o bebê enquanto você come ou toma um banho, para carregar no sling por algum tempo, para você tirar um cochilo, para fazer uma comida, para conversar!
  • procure um consultor de amamentação caso tenha dúvidas, questionamentos ou anseios. Um consultor experiente poderá ajudá-la nessa fase, principalmente para que você não ceda à tentação de desistir
  • não ofereça bicos ou leites artificiais. Logo a produção do seu leite se adaptará às novas necessidades do bebê!

 

aqui eu tirei um print da tela do aplicativo

IMG_2187

 

 

 

 

0 Comments

Leave a Comment