Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Como saber se estou com ducto entupido?

20194 Views 27 Comments

No período de lactação, existem problemas precoces (que surgem logo nos primeiros dias, como fissuras, dificuldades de pega e até ingurgitamento) e os problemas tardios (mastite, ducto bloqueado, monilíase, abscesso), que podem atrapalhar a condução do aleitamento materno, pois muitas mulheres acabam desistindo por dor, incômodo, infecção, dificuldades para tratar tais problemas, bem como falta de orientação e apoio.

 

Em outros posts já falamos sobre ingurgitamento, fissuras, mastite, monilíase (sapinho) e até fenômeno de Raynald. Hoje vamos explicar como identificar e o que fazer nos casos de bloqueio de ducto.

 

Para começar é importante que as mulheres saibam o que é um ducto mamário: o ducto é o local de passagem do leite, que vai do alvéolo (local onde o leite é produzido) até o exterior da mama, portanto é um pequeno canal de condução de leite até o mamilo. Na imagem abaixo é possível identificar 1) alvéolos 2) ductos 3) seios lactíferos (dilatação dos ductos que se formam quando as mamas ficam cheias de leite) 4) mamilo

 

 Sem título

 

 

O bloqueio de ducto é o acúmulo de leite em uma região da mama. Por algum motivo esse leite não consegue ser encaminhado para fora e pode acontecer devido a:

– falta de esvaziamento das mamas

– mamadas com horários fixos e rígidos

– dificuldades do bebê para ordenhar a mama

–  uso de cremes que obstrui os poros do mamilo

– uso de sutiã apertado em alguma região, impedindo a saída de leite

– compressão dos dedos sobre os ductos no momento da amamentação

– bebê afastado da mama (problemas de posicionamento)

– bebê com pega incorreta da mama

 

 

Os principais sintomas do bloqueio de ducto são:

– percepção de local endurecido

– dor local

– dor ao amamentar

– região avermelhada e quente

– observação de um ou mais pontos brancos no mamilo

– ainda que massageie e tente ordenhar, o leite não flui e o nódulo se mantém

– não é comum ter febre, mas em alguns casos pode haver por complicação do ducto entupido com o início de uma mastite na região.

 

 

Para aliviar os sintomas e evitar a ocorrência de bloqueio de ductos, algumas dicas importantes são:

– manter as mamas esvaziadas com frequência, com amamentação em livre demanda e, se necessário, esvaziamento após as mamadas

– mudar a posição de amamentar, em geral com o queixo do bebê voltado para a área endurecida (a massagem que o bebê faz com o queixo favorece a liberação do leite que está parado naquela região)

– massagear a região endurecida e ordenhar a maior quantidade de leite possível, até que não seja mais perceptível o nódulo. Cuidado para não se machucar; a massagem não precisa ser intensa e com força, mas leve e contínua.

– se houver um ou mais pontos brancos no mamilo, passar suavemente uma toalha para desbloquear a passagem do leite

– utilização de sutiã adequado, com alças largas e que se adapte à mama sem pressioná-la demasiadamente

 

É importante que a mulher saiba que, ao permanecer leite parado nas mamas, sem esvaziamento constante, o leite fluido passa a adquirir consistência viscosa, o que pode gerar um cisto com leite, chamado Galactocele. Nesses casos a retirada do cisto é por aspiração e, ao retornar a deposição de leite após sua retirada, há necessidade de realizar procedimento cirúrgico para extração desse cisto.

 

Ao contrário do que se imagina, o esvaziamento frequente das mamas não reduzirá a produção de leite, mas promoverá aumento do volume pelo estímulo da liberação de prolactina. Mesmo que as mamas estejam com aspecto de flácidas, é importante lembrar que mais de 80% do leite é produzido enquanto o bebê mama.

 

A falsa ideia de que se a mulher esvaziar as mamas faltará leite para seu bebê é um grande risco para o ingurgitamento, bloqueio de ductos e até mastite.

 

Caso não consiga desbloquear com a ordenha, massagens e o uso da toalha, procure auxílio de um Banco de Leite ou Consultor em Amamentação. Não ingira medicamentos sem receita médica, nem esprema ou faça qualquer manipulação indicada por pessoas não capacitadas para o tratamento dos ductos bloqueados. Muito cuidado para não machucar o mamilo ou a mama, pois o quadro pode se complicar.

 

27 Comments
  • Marineide Silva Nascimento outubro 23, 2017, 10:24 pm Responder

    Boa noite! Eu pretendo engravidar porém estou preocupa pois não vou poder amamentar .
    Passei por uma cirurgia retirada de papiloma intra ductal nas duas mamas .O meu médico falou que irei produzir leite mas não poderei amamentar.E minha preocupação é o leite amarzenado nas minhas mamas não vai causar doença.

    • Drª Cristiane Gomes outubro 28, 2017, 9:49 am

      Olá, verifique qual o diagnóstico primeiro. Se não for maligno, você pode amamentar sem problemas. Apenas se for maligno e for necessário quimio ou outros tratamentos, a amamentação é contra-indicada por causa desses medicamentos, ok? Peça segunda opinião. Se realmente não for possível amamentar, você pode procurar uma consultora para auxiliá-la na redução paulatina do leite ou então ingerir medicação para secar. A forma mais natural é sempre minha preferência, mas verifique, ok? Melhoras

  • Thayla outubro 14, 2017, 4:27 am Responder

    …essa diferença de tamanho esta me incomodando muito porque é muito perceptível. Sei que preciso oferecer o esquerdo, mas não consigo por muito tempo. O que sera que causa essa dor terrivel? É uma ardência ao mesmo tempo uma pontada.
    Como ele dorme cmg, ele mama a noite inteira no seio direito, ja que não consigo dar o esquerdo, acho que isso favoreceu na diferença de tamanho. Desde ja agradeço

    • Drª Cristiane Gomes outubro 28, 2017, 9:53 am

      Thayla, vc precisa consultar o médico para saber o que está acontecendo, ok? Sem avaliar eu não conseguiria e nem poderia dizer, pois há várias doenças e condições que trazem dor ao amamentar!

  • Thayla outubro 14, 2017, 4:21 am Responder

    Ola doutora,
    Tenho um bebe de 4 meses e estou com muita dificuldade para dar o seio esquerdo, pois dói muito, quando meu filho mama sinto uma ardência muito forte, eu tento aguentar a dor mas não consigo e acabo trocando de seio, ja que o direito não sinto nada . Notei que tenho mais leite no seio direito ( o qual não dói) e que o mesmo está com o tamanho muito maior …

  • Gleivana outubro 1, 2017, 2:38 am Responder

    Meu filho vai fazer 2 anos e não consegui tirar o peito dele. Teria alguma dica?

    • Drª Cristiane Gomes outubro 2, 2017, 12:03 pm

      Gleivana, o desmame é um processo, não um evento, essa é a melhor dica que eu posso te dar. Você pode fazer um desmame aos poucos, respeitando a maturidade de seu filho. Conversar com ele bastante, explicar e começar a tirar uma mamada a cada 15 dias, para ele se acostumar. Se puder, procure uma consultora em amamentação para te acompanhar

  • Daise Lisboa agosto 5, 2017, 5:18 am Responder

    Olá doutora estou com um pontinho branco a mais de um mês. Já tentei remover porém ele não consigo nem passando a toalha em com ordenha, pode ser candidíase ? Devo procurar meu genecologista?

    • Drª Cristiane Gomes agosto 5, 2017, 8:19 pm

      Daise, procure um banco de leite ou consultora para avaliar seu caso. Muito provavelmente é bloqueio de ductos, candidíase é bem diferente, mas sem avaliar não é possível solucionar o problema. Procure rapidamente para não evoluir para mastite. Melhoras

  • renilda julho 21, 2017, 1:51 am Responder

    Ola boa noite estou com varios nodulos nos mamilos doem bastante e os ductos estao entopidos o que faco?

    • Drª Cristiane Gomes julho 21, 2017, 11:38 am

      Renilda, procure um banco de leite ou consultor em amamentação. Se realmente for ducto entupido há risco de mastite. Não deixe os dias passarem, busque ajuda, ok?

  • Eloá santos junho 15, 2017, 7:20 am Responder

    Bem…vou começar do início…tive meu filho(q hj está com 9 anos) aos 19 anos de idade…tudo foi bem até ele nascer…pensei a amamentar seria fácil…na verdade foi…nao tive fissuras no bico do peito não tive mastite…e nem tive leite😔…foi onde começou todo meu drama…meu filho tinha uma pega excelente…sabia mamar da forma certa…a maternidade me ensinou e eu fazia tudo direitinho…

    • Drª Cristiane Gomes junho 18, 2017, 1:00 pm

      Qual sua dúvida, Eloá?

      • Eloá santos junho 25, 2017, 11:24 am

        Então Dra Cristiane Gomes…tenho medo de não ter leite pra amamentar pela 3 vez…tenho plena consciência a tentei de tudo…meu sonho é poder amamentar 😢e tao fácil pra maioria das mulhemulheres…pq é ta o difícil pra mim?

        • Drª Cristiane Gomes junho 26, 2017, 11:07 am

          Eloá, acho que perdi a história toda… por que você não conseguiu amamentar? Olha, a não ser que você tenha alguma doença hormonal que possa promover redução da produção, a questão da técnica é fácil de ajustar. Procure uma consultora ainda na gestação para orientações valiosas, que possa te acompanhar logo após o parto e quando o leite descer. Faço esse trabalho por aqui com ótimos resultados. É preventivo, mas caso haja algum problema, conseguimos agir rápido. A amamentação está na cabeça, então mude sua mente e acredite no seu corpo!

          • Eloá santos junho 26, 2017, 3:57 pm

            Bem…vou começar do início…tive meu filho(q hj está com 9 anos) aos 19 anos de idade…tudo foi bem até ele nascer…pensei a amamentar seria fácil…na verdade foi…nao tive fissuras no bico do peito não tive mastite…e nem tive leite😔…foi onde começou todo meu drama…meu filho tinha uma pega excelente…sabia mamar da forma certa…a maternidade me ensinou e eu fazia tudo direitinho…

          • Elaine dos santos paranha junho 29, 2017, 4:26 pm

            Realmente pode ser a eu tenha uma doença hormonal sim :/…tentei amamentar meus dois filhos….fui ao Banco de leite…usei Sondinha.. .estimei tomei litros e litros de água.. .usei ocitocina nasal e outro remédio e nada…nao queria q isso acontecesse de novo😢

          • Drª Cristiane Gomes junho 30, 2017, 1:07 pm

            Elaine, procure ajuda, faça exames. Se nada físico for detectado, procure ajuda emocional. Como psicanalista vejo que muitos conflitos e traumas tem potencial de dificultar ou até impedir o parto natural e amamentação. Quando a pessoa deseja solucionar é possível. Se for algo físico, pode haver tratamento e ter ajuda de uma consultora pode ser muito favorável, tanto para auxílio prático como para você ter alguém com quem contar. Jà tem muita gente desanimando e colocando a segurança materna em xeque.

  • Luana paula maio 23, 2017, 2:51 pm Responder

    Oii, tenho muita queimacao na mama esquerda, quando amamento dói, repuxa la do final da mama, depois que termino de amamentar e em outros momentos sinto muita queimaçao e fisgadas que incomodam mto. Tomei antibióticos por 15 dias cefalexina, mas nao obtive melhora, será ducto entupido? O bico do seio fica esbranquicado, mas só o seio esquerdo.

    • Drª Cristiane Gomes maio 24, 2017, 7:35 pm

      Luana, o diagnóstico só pode ser feito pelo médico, e presencialmente, mas me parece candidíase!

  • Bárbara abril 16, 2017, 11:18 pm Responder

    Dra, boa noite. Tudo bem?
    É possível ter ductos entupidos durante a gestação? Tenho pontinhos brancos nos mamilos.

    • Drª Cristiane Gomes abril 17, 2017, 12:23 pm

      Bárbara, os pontinhos são bolhas de leite? Se sim, provavelmente são ductos entupidos. Tente passar levemente a ponta da toalha para ver se se rompem!

  • Tatiane abril 15, 2017, 1:45 pm Responder

    Olá, estou sentindo umas pontadas no bico esquerdo, ela está com um machucadinho ( branco) e tinha também um ducto entupido que hoje tive a impressão que minha bebê conseguiu desobstruir, a mama esvazia super bem mas agora começou essa pontada, o que poderia ser? Li num outro blog que quando o ducto é liberado essa pontada pode aparecer, seria isso!!

  • Sofia Santana março 4, 2017, 8:11 pm Responder

    Olá!
    Tenho um bebezinho de dois meses. No início tive as famigeradas rachaduras nos dois mamilos. O seio esquerdo se recuperou, depois de um tempo de alívio o seio direito está extremamente dolorido, principalmente o mamilo. Sinto pontadas e uma forte queimação. A auréola fica enrugada e o mamilo endurecido. Tem um pontinho branco, o nenen mama e esse ponto desaparece, mas depois volta de novo.

    • Drª Cristiane Gomes março 5, 2017, 1:33 am

      Oi, Sofia, pode ser bloqueio de ductos e também é importante investigar candidíase. Procure um médico, banco de leite ou uma consultora em amamentação. Melhoras!

Leave a Comment