Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Como identificar os diferentes tipos de choro do bebê

2684 Views 0 Comment

Ainda que o choro do bebê seja uma fonte de constante angústia e ansiedade por parte dos pais e familiares, ele é a única forma de comunicação de algum desconforto ou necessidade.

 

Um bebê chora por fome, dor, desconforto (fraldas sujas, calor ou frio), sono, necessidade de contato e um bebê, completamente dependente, deve ser atendido sempre que chorar. A cultura de deixar o bebê chorando para ele aprender a esperar não faz nenhum sentido nos primeiros meses de vida. Ele não chora para manipular os pais e nem por manha, pois ainda nem sabe o que é isso, ainda não se percebe como uma pessoa e não possui esse nível de pensamento.

 

Dessa forma, o bebê chora sempre que tem um desconforto e cada tipo de choro tem uma característica, como tonalidade e emissão vocal, que os pais, e especialmente a mãe, aprenderá a identificar com o tempo, para melhor atender às suas necessidades.

 

A identificação do tipo do choro é importante para que o bebê seja atendido na causa do seu choro. É preciso evitar sempre associar o choro à fome, pois o bebê aprenderá que todas as suas angústias são resolvidas com o seio. Isso cria um hábito difícil de eliminar e que poderá trazer consequências por toda a vida da criança.

 

Já existem estudos sobre os tipos de choro do bebê, associando algumas sílabas ao que ele emite durante o choro e qual a necessidade mais comum. É normal um bebê chorar, mas ao ser atendido geralmente ele se acalma. Caso um bebê mantenha o choro incessantemente, é importante consultar um médico. Alguns exemplos de problemas de saúde que geram choro é o refluxo gastroesofágico, cólicas, otite, candidíase (sapinho), dificuldades de alimentação, etc.

 

Para auxiliar os pais, coloco abaixo uma ilustração sobre alguns tipos de choro e como identificá-los:

 

Fonte: http://www.bloggraodegente.com.br/bebe/choro-de-bebe/

 

Atenda seu bebê quando ele chorar, pois ele não tem condições de solucionar suas dificuldades e necessidades. Ele é completamente dependente nos primeiros meses de vida e precisa de você. Ao ser acolhido e ter suas necessidades satisfeitas, ele se acalma e tem condições de se desenvolver com saúde.

 

Veja também o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qmCH2h8VZQw

 

0 Comments

Leave a Comment