Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Como evitar fissura ou dor ao amamentar?

5767 Views 0 Comment

Para que não ocorram fissuras ou dor ao amamentar, fique atenta a algumas dicas:

1) Coloque o bebê com a barriga voltada para a sua barriga, com o corpo totalmente alinhado
2) Não importa a posição (sentada, deitada, recostada, com o bebê sentado em posição de cavaleiro, posição invertida) ele deve ter sempre a boca de frente para a aréola e mamilo
3) Não precisa esperar o bebê chorar para amamentar. Ele apresenta reações que demonstram que está com fome antes do choro: sugar a língua, estalar a língua, abrir a boca e procurar, colocar o dedo na boca e sugar, resmungar, movimentar-se.
4) Tocar os lábios (especialmente o superior) com o mamilo, para que ele abra bem a boca, como se fosse bocejar
5) Quando ele abrir a boca, traga-o para perto do seu corpo e deixe que ele pegue o mamilo e boa parte da aréola (parte escura).
6) Aconchegue-o e, se necessário, pode abaixar o queixo ou everter os lábios. Lembrando que as bochechas devem estar arredondadas, sem fazer ruídos de sucção, o queixo deve estar encostado na mama para extrair o leite por pressão positiva, o nariz livre para respirar e os lábios evertidos, ou seja, ambos para fora.
7) Deixe-o mamar à vontade, observando se esvazia uma mama. Se largar por conta própria, colocar para eructar e oferecer a outra mama, que ele mamará o quanto desejar. Se esvaziar uma mama já terá recebido o leite com maior teor de gordura e ficará satisfeito, porém há bebês que precisam mamar as duas mamas para se saciar.
8) Amamente em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê desejar, pelo tempo que desejar. Horários rígidos e limitação da duração podem trazer problemas com ganho de peso ou choro excessivo.
9) Lembre-se que você come quando tem fome. Se comer algo leve, logo terá fome novamente. Com o bebê é assim: como o leite materno é de fácil digestão ele terá fome antes.
10) Após as mamadas, passe leite materno nos mamilos e deixe secar. O leite materno é rico em substâncias cicatrizantes e anticorpos e protege os mamilos e aréolas, especialmente auxilia no caso da presença de fissuras.
11) Não tenha pressa de amamentar: deixe o bebê mamar e sugar por prazer (sucção nutritiva e não-nutritiva). Ele precisa disso para nutrição e desenvolvimento emocional. Outro mito é dizer que o bebê faz a mama de chupeta. Isso não existe, é a necessidade neural do bebê sugar. Se ele não fizer isso na mama, procurará outras formas para satisfazer essa necessidade (dedo, chupeta) que não são saudáveis como a sucção na mama.

0 Comments

Leave a Comment