Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Bebê não faz peito de chupeta!

59797 Views 35 Comments

Não sei de onde veio essa ideia de que bebê “chupeta” o seio, e que não se pode deixar o bebê mamar depois de um determinado tempo ou dormir mamando.

Na realidade, todo bebê mama para satisfazer duas necessidades: de alimento, que chamamos de sucção nutritiva e de prazer oral, que chamamos de sucção não nutritiva e saciam essas duas necessidades no aleitamento materno..
Todos os bebês do mundo precisam sugar, pois estão na fase oral, que vai até mais ou menos 2 anos de idade. Essa fase é importante para seu desenvolvimento emocional, por isso, privar o bebê dessa sucção, no seio materno, que é considerado o padrão ouro de nutrição e desenvolvimento facial, é muito prejudicial.
Até alguns séculos não existia chupeta. Ela foi uma invenção da nossa sociedade, especialmente a industrial, quando a mulher precisou se ausentar para trabalhar. Como o bebê chorava não só pela fome mas por falta do contato materno e de sucção não nutritiva, foi oferecida a chupeta como forma de acalmá-lo. Em inglês, a chupeta se chama “pacifier”, ou seja, pacificador, ou cala a boca. Uma forma de fazer o bebê parar de chorar sem incomodar os adultos e sem que seja verificada sua necessidade.
O problema é que, na psicanálise infantil, sabe-se que o bebê chora sempre por uma necessidade e deve ser atendido prontamente, principalmente pela mãe, que faz uma unidade com o bebê. Caso ele não seja atendido, seu incômodo se expressa por uma sensação de aniquilamento ou despedaçamento. Isso é muito forte, não é?
A mãe presente deve atendê-lo, tentar interpretar a causa do choro e resolver seu problema, para que a sensação de completude volte. Se estiver com fome, na amamentação, o bebê supre a necessidade de alimento, do contato e da sucção, por isso é sempre melhor amamentar, deixá-lo sugar o quanto desejar, mesmo que durma mamando.
A chupeta não deve ser oferecida, especialmente para reduzir a sucção no seio, pois esse momento de contato íntimo com a mãe é necessário para a criação e manutenção do vínculo. O seio materno será identificado, posteriormente, como a extensão da própria mãe.
No caso, o correto seria dizer que uma criança que usa chupeta é que “peita” a chupeta e não que a mãe que amamenta “chupeta” o seio, já que a função de acalmar e gerar prazer é da mama materna.
Se o bebê não realizar a sucção nutritiva e não nutritiva pode se fixar na fase oral e desenvolver hábitos orais deletérios como: se viciar na chupeta ou na sucção digital, ranger os dentes, onicofagia (roer as unhas), morder bochechas, sugar os lábios ou a língua. Esses hábitos poderão se prolongar e chegar até a vida adulta com hábitos como compulsão alimentar, tabagismo.
Por isso, mães, quando alguém disser que seu filho está chupetando seu seio e que você deve dar uma chupeta, ignore. Você está preparando seu filho para as próximas etapas do desenvolvimento (fase anal, fálica, de transição e finalmente a fase genital), permitindo que sugue algo (a mama) que promoverá crescimento e desenvolvimento saudáveis, favorecendo seu desenvolvimento emocional e psíquico.

Deixe-o sugar a mama. Bebês que mamam o peito em livre demanda tem 70% menos chances de usar chupeta ou sugar o dedo. Mais um ponto para o aleitamento materno!

35 Comments
  • Ana Beatriz Melo novembro 3, 2017, 12:59 pm Responder

    Dra. Minha filha tem 1 mês, amamento por livre demanda e não quero mudar. Deixo ela no peito até que solte sozinha o que geralmente acontece quando do ela já está dormindo. No entanto, durante o dia, se colo o ela no berço depois de mamar e dormir no peito, ela acorda chorano e não quer outra coisa se não meu colo. Estou exausta e preciso fazer outras coisas enquanto ela dorme. O que devo fazer?

    • Drª Cristiane Gomes novembro 7, 2017, 11:01 am

      Ana, isso é normal num bebê. Pense: ela ficou 9 meses em contato com você, sentindo a segurança, o batimento do seu coração, sua voz. Quando nasce não consegue ficar sozinho no berço mesmo, ela precisa de contato para se adaptar a esse mundo. Você pode adquirir um sling ou canguru para levá-la onde estiver e ao mesmo tempo ter liberdade de fazer várias coisas. Essa fase passa rápido e deixará saudades, apesar do cansaço. Até o terceiro mês de vida acontece o que chamamos de exterogestação, que é a gestação fora do útero, mas que é necessário proporcionar o ambiente mais próximo do uterino.

  • Ive Helen outubro 17, 2017, 7:11 pm Responder

    Dra gostei do artigo…minha bebê vai fazer 5 meses e vou voltar a trabalhar…ela só quer dormir no peito …antes dos 4 meses ela dormia a noite toda..agora acorda várias vezes…e ela dorme comigo na cama e quando acorda procura o peito…não sei o que fazer….

    • Drª Cristiane Gomes outubro 28, 2017, 9:46 am

      Ela pode estar em fase de pico de crescimento e depois volta ao normal em alguns dias. Fique atenta. Agora, outra coisa importante é que a livre demanda não significa a cada choro colocar o bebê para mamar necessariamente. O bebê chora por outros motivos. Se a cada resmungo vc colocar no peito ela pode começar a associar sempre que precisa sugar para se acalmar. Com muita paciência e calma, tente começar a identificar o que realmente ela precisa. todos os bebês tem microdespertares durante a noite, mas muitas vezes choram, resmungam e se não mexermos eles dormem logo em seguida. Ao pegar para amamentar o bebê desperta e aí pode-se criar um hábito.

  • Regiane outubro 1, 2017, 12:12 am Responder

    Boa noite Dra Cristiane,minha bebe vai fazer 6 meses e só dorme chupetando meu peito, gostaria de saber se deixar o bebê chorar até pegar o sono sozinha,será se assim ela aprende?Esses dias comecei a introduzir frutas,tentar substituir a 1 mamada do dia,mas ela so come colheradas,o que eu faço,posso dar legumes?Devido o trabalho gostaria de desmamar por completo até o 8 mês,será que é possível?

    • Drª Cristiane Gomes outubro 2, 2017, 12:01 pm

      Regiane, não é recomendado deixar chorando. Isso só dificulta a retirada. Deve ser feita com cuidado, tentando, interromper a mamada antes dela dormir, colocando no berço ou embalando para dormir. No início pode chorar e vc vai conversar, embalar, deixar alguém com ela, mas nunca chorando. Se não for possível tirar aquele dia, você oferece e vai conversando com ela. Quanto à alimentação, é assim mesmo, no início são só algumas colheradas, mas é suficiente para manter o pequeno corpo. Pode oferecer legumes, frutas, de tudo para ela. O desmame não é recomendado antes do primeiro ano de vida em virtude da nutrição e defesa que o leite materno proporciona. O aleitamento é recomendado até 2 anos ou mais, mas a mãe decide o momento de concluir essa fase. Só gostaria de deixar a recomendação para você saber o quanto é importante até os 2 anos a amamentação, exatamente porque ela complementa a alimentação que ainda não é tão boa e porque confere imunidade que a criança ainda não tem.

  • fabia g. thomazo setembro 26, 2017, 11:18 pm Responder

    Olá Dra. Cristiane! Meu filho tem 6 meses e adormece somente no peito, o que fez com que ele. A questão é que neste mês passou a acordar praticamente de duas em duas horas, às vezes pouco tempo após a mamada e só consegue voltar a dormir no peito.Tento niná-lo, mas ele faz um baita escândalo.. Gostaria de saber como posso começar a tirar esse hábito e fazê-lo voltar a pegar no sono sozinho

    • Drª Cristiane Gomes setembro 28, 2017, 10:12 am

      Fabia, precisa muita paciência para tirar esse hábito que ele já adquiriu e sente necessidade. Alguns autores orientam a amamentar em locais diferentes do que está acostumada (por exemplo, se vc amamentava na poltrona de amamentação, passe a amamentar na sala) e começar a tirar do peito antes dele dormir, para acabar com a associação peito/sono. Outra orientação é não dar o peito a qualquer resmungo ou choro do bebê. O bebê chora por vários motivos, mas ao se dar sempre o peito, ele também associa que tudo é peito. Ás vezes é fome, mas às vezes é sono, dor, desconforto, necessidade de contato. Além disso, de madrugada nem sempre o bebê acorda por fome, ele tem microdespertares porque seu ciclo de sono é diferente. Minha orientação é sempre aguardar sem tocar no bebê, depois, se necessário, tocar e falar com ele e só se ele despertar realmente dar o peito. Como ele já está habituado, pode ser necessário alguém para ajudar a embalar e ele dormir novamente

  • Thayane Trombini setembro 22, 2017, 10:23 pm Responder

    Olá dra. meu filho nasceu com 3,070 e 47 cm,saiu da maternidade com 2,850, em casa ele perdeu mais peso na primeira semana pq tive problemas com a amamentação, na sexta da mesma semana estava pesando 2,730. Hoje ele está pesando 3,150 e com 50 cm. Esse ganho está bom? Ele mama em LD, e somente o leite do peito! Está com 26 dias! Não chupa chupeta!

    • Drª Cristiane Gomes setembro 26, 2017, 10:53 am

      Thayane, é necessária avaliação completa do desenvolvimento, saúde geral, técnica da amamentação e mais o peso. Só olhando o peso, ele deveria ter recuperado o peso de nascimento por volta da segunda semana, mas o peso isoladamente não significa nada, então acho importante uma consulta no pediatra e se vc tiver aí uma consultora em amamentação, vale a pena contatar.

    • Thayane setembro 26, 2017, 7:07 pm

      Eu fiz sim a avaliação com uma consultor de amamentação, a pega está correta, tenho leite, ele mama e dorme bem, de acordo com a pediatra está saudável clinicamente! Só não está ganhandonpeso como deveria!

      • Drª Cristiane Gomes setembro 28, 2017, 10:08 am

        Thayane, investigue algum problema de saúde. Algumas doenças podem fazer com que o bebê não ganhe peso: infecção urinária, refluxo, alergia à proteína do leite de vaca (se está em aleitamento exclusivo, pode desenvolver alergia ao leite e derivados que você ingere). Agora, o que é ganhar peso como deveria? Se ele está saudável, se desenvolvendo bem, mamando bem e não está doente, qual o ganho de peso dele? Pode estar adequado para o perfil corporal dele!

  • Maria Rita setembro 20, 2017, 8:56 am Responder

    Dra., minha bebê tem um mês e engordou somente 600g nesse primeiro mês. Cresceu só 3cm. Ela mama o dia todo mas sucção nutritiva dura só uns 10min.. o restante do tempo é não-nutritiva. Tenho medo que ela não mame o suficiente e por isso cresce e engorda pouco!

    • Drª Cristiane Gomes setembro 20, 2017, 10:46 am

      Maria Rita, seu bebê engordou 20 gramas por dia! Isso é ótimo! Se ela mama bem, faz xixi clarinho e sem cheiro forte, está se desenvolvendo bem, não se preocupe de forma alguma! 3 cm num mês também é muito bom! Tem um texto sobre ganho de peso aqui no site que vale a pena você ler para se acalmar. Parabéns, ela está super bem!

  • Elaine Arruda setembro 14, 2017, 9:35 pm Responder

    Dr. Amei seu posto!!!!

    Parabéns pela clareza, e o apoio ao aleitamento materno. Meu filho fez 4 meses e de umas semanas pra cá,passa a noite no peito, se tiro tbm chora. Durante o dia dorme 2 horas seguidas se estou perto, se me afasto ele dorme 10minutos e acorda gritando. A pediatra orientou a retirar o peito durante a noite. Porém não tive coragem. Já durante o dia eu decidi deitar junto.

    • Drª Cristiane Gomes setembro 15, 2017, 7:27 pm

      Que bom que você não desmamou e seguiu seu coração! Meus parabéns! Obrigada pelo incentivo e apoio. Beijos

  • Michele agosto 28, 2017, 9:36 pm Responder

    Dr.minha filha tem 02 anos e 03 meses,mama no seio em livre demanda,e mesmo assim roe as unhas.

    • Drª Cristiane Gomes agosto 30, 2017, 10:49 am

      Michele, procure avaliação profissional para identificar as causas. Indico psicóloga e odontopediatra!

    • Drª Cristiane Gomes agosto 30, 2017, 10:49 am

      Michele, procure avaliação profissional para identificar as causas. Indico psicóloga e odontopediatra!

  • Carine agosto 22, 2017, 8:01 pm Responder

    Dra, o problema é que meu bebe ja tem 8 meses e ele mama a noite toda, se tiro o peito ele chora e durante o dia, só dorme se eu estiver perto na cama…. o que fazer?

    • Drª Cristiane Gomes agosto 22, 2017, 10:08 pm

      Carine, vc sempre amamenta a qualquer choro? Os bebês tem microdespertares de madrugada e se não os pegarmos, eles dormem de novo (caso não seja fome). Quando habituamos o bebê a mamar sempre que resmungam, eles despertam e muitas vezes nem mamam (você pode saber isso melhor do que eu) e aí precisam sugar para adormecerem novamente. Se esse hábito foi criado, agora é necessário ir mudando aos poucos, identificando quando realmente é fome, se pode ser sede ou apenas uma necessidade de contato. Aos poucos, vá tirando o seio e oferecendo outras formas de acalmá-lo (colo, música, carinho, conversa). É um processo, pois ele está acostumado a isso, por isso muita paciência. Às vezes vai precisar dar o peito e começar o processo de novo. Vai dar tudo certo!

  • Cynthia agosto 10, 2017, 8:34 pm Responder

    Boa noite Dra. Gostei bastante do post.
    Mas fiquei em dúvida, minha bebê tem 5 meses e de um mês pra cá percebo que ela mama e dorme no peito, fica de 30 a 40 minutos mas deve mamar mesmo uns 10. Entendi que ela tem que ter esse contato comigo, acho gostoso 🙂
    Porém, de um mês pra cá as sonecas dela diminuíram muito, não seria o caso de interromper a mamada dela para ver se ela tira as sonecas?

    • Drª Cristiane Gomes agosto 14, 2017, 10:48 am

      Olá, Cynthia, é normal agora ela reduzir as sonecas. Está se desenvolvendo e ficará mais alerta, isso é esperado mesmo. Se ela dorme só no peito, aí é uma questão de hábito, que pode ser tirado com muita calma, pois ela não precisa sugar para dormir, pode ser embalada, vc pode cantar e ficar pertinho dela. Essa sucção não nutritiva é muito importante, mas quando a criança associa sucção com sono pode ficar cansativo para a mãe. Um beijo

  • Larissa abril 11, 2017, 5:54 pm Responder

    Ola gostaria muito de saber se é normal meu filho querer peito toda hora, ele tem 1 ano e seis meses ele come comida ja e tudo soh q nao larga do peito e eu nao trabalho entao fico em casa com ele, as vezes ele ta brincando ai eu deito no sofa e ele ja vem direto no peito.. Ele acaba de almoçar e vem mamar nao sei o que eu faço mais, se eu nego ele chora muito, sera q tem uma solução? Pode me ajud

    • Drª Cristiane Gomes abril 14, 2017, 1:07 pm

      Larissa, é importante você procurar uma consultora para orientação presencial. Até o primeiro ano a livre demanda é importante, após é uma decisão da mãe. Se você está incomodada e cansada, pode começar a trabalhar isso com calma, num processo. Claro que ele vai chorar, pois a criança quer realizar todos os desejos, mas agora, com mais de 1 ano, tem capacidade de esperar, de ser distraído com outras atividades e mesmo compreender o que você diz. O diálogo é importante, de forma que ele compreenda, mas como disse, vc pode iniciar um processo com auxílio profissional, ok? Felicidades

  • Michael Daamen janeiro 15, 2017, 3:13 pm Responder

    com que a minha esposa perca toda a energia, humor e disposição. Achamos que não é u.a situação aceitável nem saudável. A nossa filha parece não dormir bem assim tão pouco.
    Como poderíamos fazer para aliviar esta situação???
    Obrigado

    • Drª Cristiane Gomes janeiro 16, 2017, 5:18 pm

      Michael, acho importante consultar um pediatra para verificar se é apenas a ausência materna ou haveria outras causas. Os bebês gostam de ter o contato com as mães, por isso talvez cama compartilhada ajude, mas é importante também destacar que nem todo choro é de fome ou de necessidade de sugar. Se o hábito foi criado, ou seja, todo choro o bebê é colocado ao seio, ele vai desejar isso sempre e esse hábito precisa ser retirado com muito cuidado e paciência. Mas quero destacar que o sono dos bebês é diferente do nosso. Leia o post sobre sono, pois tenho pacientes que acordam várias vezes à noite e isso está dentro da normalidade. Sò mais tarde terão um sono como o adulto. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços

  • Michael Daamen janeiro 15, 2017, 3:11 pm Responder

    uma forte associação do peito com o sono. Ou seja, só sabe dormir sugando o peito. E todas as vezes que percebe que está sem o peito durante a noite, acorda chorando. Acreditamos que isso seja natural e vai passar por volta dos 2 anos de idade, como você menciona. Porém, há várias noites que a situação é insuportável para minha esposa. A nossa filha acorda chorando a cada 10 minutos. Isso faz…

  • Michael Daamen janeiro 15, 2017, 3:06 pm Responder

    Dra. Cristiane, quando li e comentei este texto a um tempo atrás, minha filha chupava eventualmente o dedo, como sempre mamou a livre demanda, aconteceu o que você disse, ela naturalmente parou de chupar o dedo. Mas, desde os 6 meses de idade até agora, 1 e 4 meses, ela passou a acordar bastante de noite chorando, aparentemente sentindo falta do peito. Pesquisando bastante, vimos que ela tem…

  • Caroline abril 3, 2016, 11:06 pm Responder

    Dra. Cristiane, parabéns pelo texto e pela sua formação, é impressionante!

    Minha filha tem 1 ano e 8 meses e sempre mamou em livre demanda, dorme no peito e etc. Mas percebo que, mesmo assim, necessita do peito muitas vezes durante o dia. Gostari de entender um pouco mais sobre o que você citou, de que a fase oral dura até aproximadamente os 2 anos. Depois disso, reduzirá a necessidade? Obg!!

    • Drª Cristiane Gomes abril 4, 2016, 11:56 am

      Olá, Caroline, que bom que gostou. A maioria das pessoas não sabe disso e acabam oferecendo chupeta, o que pode levar ao desmame precoce! As fases são aproximadas, por isso é por volta de 2 anos que a fase oral dá lugar a outras fases, então, aos poucos o interesse pela sucção vai diminuindo até que ela tenha interesse por outras coisas. Como a amamentação é importante até 2 anos ou mais (e aí o mais vai depender da sua vontade e da necessidade dela), fique tranquila. Cada criança tem uma necessidade e alguns autores falam da fase oral até 2.5 anos ou 3. Para ajudar, brinque com ela, converse, conte histórias, faça atividades que a deixem segura de sua presença ainda que não mamando! Boa sorte pra vocês!

  • Michael Daamen fevereiro 13, 2016, 8:29 pm Responder

    Muito bom ver um texto sobre este assunto. Nossa filha mama a vontade e isso realmente a acalma e perce que a faz muito bem. Porém ela está chupar bastante o dedo mesmo assim. Por que será?

    • Drª Cristiane Gomes fevereiro 13, 2016, 10:11 pm

      Michael, há várias situações que podem fazer o bebê colocar o dedo na boca e querer mamar mais: picos ou saltos de crescimento, erupção dentária, a própria fase oral ou momentos que a mãe se ausenta!

  • Franci fevereiro 13, 2016, 2:24 pm Responder

    Dra! Gostei do artigo, entretanto estou passando por sérios problemas em função de segui-lo. O bebê que é acostumado a sempre dormir no peito, quando acorda no berço, se vê perdido e acorda na primeira fase do sono. E isso dura uns 5min. Estou tentando ensinar minha bebê a dormir direto no berço, com carinhos e música. As vezes leva mto tempo, mas quando consigo, vejo que ela acorda relaxada.

    • Drª Cristiane Gomes fevereiro 13, 2016, 8:16 pm

      Franci, os bebês não gostam de berços mesmo, eles preferem muito mais o contato com a mãe, especialmente. Isso não é um problema, mas algo natural, importante para seu desenvolvimento emocional. Leia sobre exterogestação e você entenderá melhor sobre isso! Te indico um livro maravilhoso, chamado Besame Mucho de Carlos González, da Editora Timo.

Leave a Comment