Amamentação: proteção e nutrição física e emocional.

Amamentar deitada pode? Pode!!!!

36187 Views 3 Comments

Existe um mito que circula pelos consultórios de profissionais de saúde e pelas rodas de conversas de mães que chama a atenção: o fato de que a mãe não deve amamentar na posição deitada, sob o risco de provocar otite no bebê.

Essa ideia não possui embasamento científico, mas os profissionais indicam que, pelo fato da Tuba Auditiva (ligação da cavidade oral com o ouvido, que faz o controle da pressão no ouvido) favoreceria a entrada de leite até o ouvido médio. Qualquer líquido ou secreção que permaneça no ouvido médio infecciona, pois o local é fechado e as bactérias se proliferam rapidamente.

the-eustachian-tube

Apesar de ser verdadeira a informação de que no recém-nascido a Tuba é horizontalizada, no aleitamento materno a fisiologia da sucção é totalmente diferente do que ocorre na mamadeira, além da diferença do leite.

 

No aleitamento materno, no ato da deglutição, o músculo tensor do palato mole promove anteriorização e abaixamento da região anterior do palato mole. Ao mesmo tempo, o músculo elevador do palato mole eleva sua parte vertical, o que permite o fechamento da orofaringe. Dessa forma, não há possibilidade de entrada do leite pela Tuba Auditiva, que está nas proximidades.

Ao contrário, quando o bebê se alimenta com leite artificial por mamadeira, a fisiologia muda radicalmente. Pela contração muscular reduzida e consequente flacidez da musculatura do palato mole, o leite entra pela orofaringe e atinge a Tuba Auditiva. O leite artificial, por sua vez,  não possui anticorpos como o leite materno, favorece a rápida proliferação de bactérias, levando à otite.

O músculo tensor do palato mole é o principal responsável pela abertura da Tuba Auditiva. Por estar flácida e hipofuncionante nos bebês alimentados por mamadeira, favorece a entrada de grandes volumes de leite.

Todos os estudos científicos apontam para a ocorrência de otites em bebês alimentados por mamadeira em posição deitada (leite artificial + bico artificial + posição deitada). Nenhum indica a ocorrência da infecção em bebês amamentados exclusivamente. Além disso várias organizações, como o Ministério da Saúde e  FEBRASGO, recomendam a amamentação em diversas posições, incluvise a deitada.

Desta forma, a mulher pode amamentar em qualquer posição que desejar, que lhe for mais conveniente e confortável. No entanto, caso ofereça outro leite ou um bico artificial, deve tomar os cuidados de posicionamento para que o bebê não apresente otite. Não oferecer leite com o bebê deitado, não escorar a mamadeira, não deixá-lo sozinho mamando em hipótese alguma! Mesmo tomando todos os cuidados, ainda há possibilidades de ocorrência de otites, pois o leite artificial pode desenvolver alergia no bebê e levar à infecção de ouvido, entre outras doenças.

Nesse sentido, é sempre melhor amamentar, na posição que desejar. O leite materno é específico para o recém-nascido, não alérgeno e ainda possui fatores de proteção contra infecções. Alimento perfeito, que além de nutrir, ainda evita doenças, favorece a tonificação muscular extra e intra oral e o adequado crescimento e desenvolvimento!

 

Imagem: https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000638.htm

3 Comments
  • Nayane agosto 21, 2016, 7:58 pm Responder

    Gostei muito !!Tenho um bebê de 1 ano e 10 meses que mama..e nunca tomou mamadeira!!Ha 1 semana teve um quadro de otite bilateral..com rompimento dos tímpanos…com sangue e secreção nos ouvidos!!!15 dias doente…e resumindo…a pediatra e o otorrino disseram que tudo isso era porque eu amamentava deitada..pq havia tido uma aspiração…o outro Dr falou em Refluxo..enfim..foi bom o esclarecimento!

    • Drª Cristiane Gomes agosto 22, 2016, 8:42 pm

      Nayane, sinto muito por seu bebê! A questão é que nenhum estudo mostra essa relação. A otite tem vários fatores, menos o leite materno. Apenas quando o leite materno é oferecido em mamadeira há o risco de otite, por causa da fisiologia da sucção que favorece a entrada no ouvido. Os fatores para a ocorrência de otite são problemas respiratórios, alergias, secreção, refluxo pode ser um fator também de risco para otite!

  • Sandra Abreu fevereiro 5, 2016, 6:45 pm Responder

    Adorei!!!! Parabéns Cristiane Gomes, por compartilhar tantos excelentes e atuais conhecimentos!! Sou sua fã! Sucesso!!!!

Leave a Comment